domingo, 13 de maio de 2012

Pra terminar (Red velvet cake)

Muitos dizem que adoraram o bolo...a verdade é que eu tinha experimentado esse bolo na "Condimento" (http://caroldoher.wordpress.com/) e creio que o que eu fiz não chegou nem aos pés!!! Espero fazê-lo denovo e, quem sabe da próxima vez saia melhor...
Para os que também queiram se aventurar, passo o link onde conseguimos a receita...tem vídeo explicativo e tudo!
http://www.joyofbaking.com/RedVelvetCake.html



Creio que foi uma experiência maravilhosa poder compartilhar esse dia com todos os que estiveram presentes! Quem sabe da próxima vez poderemos fazer todas as outras receitas que tínhamos escolhido!!haha

Obrigada à Alê, que fez todas as fotos da comida!!

Frutas açucaradas

Ingredientes:
- 2 claras batidas
- 500g de açúcar (normal, impalpável ou ambos)
- frutas diversas (melhor as que tenham talo e que não tenham sementes grandes, como as uvas e morangos... mas pode ser qualquer uma)

Preparo:
Passar as frutas pela clara batida e depois pelo açúcar. Acomodar em um prato e servir!
Fácil assim!!

Torta de aspargos e frango

Ingredientes do recheio:
- azeite
- 500g de peito de frango cortado em cubos
- 1 cebola em fatias finas
- 2 dentes de alho esmagados
- 2 colheres de sopa de farnha de trigo
- 200ml de vinho branco
- 200g de aspargos branqueadas (ferver agua com sal e cozinhar os aspargos até ficarem macios, as pontas separadamente, porque cozinham mais rápido)
- 100ml de creme de leite
- sal e pimenta
- 1 ovo

Ingredientes da massa*:
-250g de farinha
-125g de manteiga
-1 ovo
- sal e pimenta

*também dá para usar 375g de massa de torta pronta.

Para fazer a massa, processar a farinha e a manteiga (fria e cortada em cubos), ou esfregar ambas até formar uma "areia". Acrescentar o ovo, misturar sem amassar muito e levar à geladeira (coberta com filme plástico).
Abrir a massa com um pouco de farinha. Se for fazer mini tortas, usar um molde para cortar círculos (que cubram o fundo e as laterais das fôrmas) e depois cortar círculos menores para fazer as tampas. Senão, para fazer uma torta grande, separe um 1/3 da massa para fazer a tampa e abra o restante para fazer o fundo.
Depois de colocar a massa nas fôrmas, furar com um garfo (para que não cresça) e cozinhar a 180º, até ficar dorada.
Para fazer o recheio, doure os cubos de frango no azeite. Separe. Na mesma panela, doure a cebola e os dentes de alho, acrescente a farinha e cozinhe por 3 ou 4 minutos. Fora do fogo, adicione o vinho e cozinhe até que o álcool tenha evaporado. Reduza o fogo, acrescente o frango, os aspargos e cozinhe 10 minutos. Adicione o creme de leite, sal e pimenta e quando ferver apague o fogo.
Recheie a base da massa, coloque a tampa (pincelando as bordas com gema para grudar). Pincele a tampa com gema e cozinhe até dourar as tortas.

Ponche "sunshine"

Essa é uma receita bem fácil, mas que dá um efeito impressionante!
Só que tem que ser feita com antecedência (e possuir um bom cristal para servir! Obrigada à minha mãe por empresar esse pra gente, e aos pais da Alice, que ficaram espremendo um saco de laranjas...)

Ingredientes:
- 8 cerejas (podem ser ao maraschino, mas melhor se forem frescas)
- 1 laranja, cortada em fatias finas
- 1 limão, cortado em fatias finas
-500ml de suco de abacaxi
- 500ml de suco de laranja
- 2 litros de ginger ale

Preparo:
Disponha as rodelas de laranja, limão e as cerejas em um molde com furo no meio. Coloque um pouquinho de agua e leve ao freezer até congelar (se colocar muita agua as frutas vão subir e ficar mal arranjadas). Depois, colocar mais água até cubrir completamente as frutas e congelar. Isso deve ser feito pelo menos 24h, para que fique bem congelado e dure mais tempo.
Misturar os outros sucos e esfriar. No momento de servir, passe um pano com agua quente no molde para  soltar o anel de frutas. Servir em um "prato" com o suco.

Pão de cenoura e aveia


Ingredientes:
- 1 embalagem (11g) de fermento biológico seco
- um pouco de água morna
- 4 ½ xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 ½ xícara de chá de aveia em flocos finos
- 2 xícaras de chá de cenoura ralada
- 1 xícara de chá de suco de laranja coado
- ¼ de xícara de chá de água morna (para pincelar)
- 2 ovos
- 1/3 de xícara de chá de manteiga ou margarina
- 1 colher de sopa de sal
- 2 colheres de sopa de açúcar
- ½ colher de chá de raspas de laranja

Modo de preparo:
Dissolva o fermento em um pouco de água morna. Deixe descansar por 10 minutos. Junte o restante dos ingredientes, deixando a farinha e o suco de laranja por último (que devem ser colocados alternadamente). Sove delicadamente a massa, polvilhando a superfície com farinha. Cubra com um plástico e deixe descansar por aproximadamente 40 min. Divida a massa em 4 partes iguais. Modele como filão, coloque em uma fôrma de pão untada, pincele delicadamente com a água morna e deixe fermentar por aproximadamente 1 hora. Asse em forno médio (180°), pré-aquecido, por 25 a 30 minutos. Rende 4 pães médios.

Pancakes de cottage

Estas panquecas demoram um pouco mais para cozinhar, mas ficam uma delícia!!!


Ingredientes:
- 3 ovos separados
- 225g de queijo tipo cottage (imagino que também possa ser usada a ricota, mas uma que não seja muito seca)
- 25g de açúcar
- 35g de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de fermento químico
- 1/4 de colher de chá de canela em pó (colocamos MUITO mais, porque é uma delícia...)
- sal
- manteiga ou óleo para untar
- açúcar impalpável e casca de limão ralada


Preparo: bater ligeiramente as gemas com o queijo, açúcar, farinha, fermento, canela e pitada de sal. Bater as claras em neve e acrescentar à mistura, utilizando uma espátula (para que não baixem muio).
Unte uma frigideira e cozinhe porções de massa. Servir com açúcar impalpável polvilhado e casca de limão ralada. Rende 20 mini panquecas.



Cestinhas de pêra, nozes e gorgonzola

Ingredientes:
- 6 folhas (20x40cm) de massa filo*
-70g de manteiga derretida
- 2 peras pequenas sem coração
- 100g de queijo gorgonzola desgranado
- 12 metades de nozes, picadas

Desenrole as folhas de massa e corte cada folha em 8 quadrados, ficando com 48 quadrados. Durante todo o tempo que não estiver trabalhando a massa ela deve estar coberta com um pano ou papel úmido, porque senão se seca e fica impossível de moldar.
Pincele um quadrado com manteiga e sobreponha outro quadrado em posição 45º (para que as pontas não se encontrem, formando uma "estrela"). Faça isso novamente, terminando com 4 capas sobrepostas.
Faça o mesmo com os outros quadrados, terminando com 12 quadrados de 4 capas.
Encaixe cada quadrado em uma forminha para mini muffin, formando uma cestinha.
Cozinhe a 200º, até que fiquem douradas e crocantes. Recheie com as peras (cortadas em 8 pedaços), queijo e nozes. Rende 12 cestinhas.

*Vem em um rolo, e pode ser encontrada ao lado de outras massas prontas (como a massa folhada), embora talvez seja mais difícil de achar. Pode ser substituída por massa folhada, mas não é a mesma coisa, já que a filo é uma massa fininha (mas que fica parecida à folhada, porque é sobreposta para formar várias capas).

Frittata de abobrinha

Se alguém me perguntasse qual a diferença entre uma frittata e uma omelete eu diria: nenhuma.
Isso porque nós costumamos fazer a omelete misturando os ovos batidos com o recheio e colocando na frigideira, enquanto a omelete "original" se faz da mesma forma, mas se enrola na forma de barquinho... mera questão de forma (e de ter uma boa frigideira!)


Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola fatiada
- 2 abobrinhas cortadas ao meio e depois em rodelas (forma de meia lua)
- 10 ovos
- sal e pimenta
- 70g de queijo parmesão ralado (ou outro queijo duro)

Preparo:
Saltear a cebola em uma frigideira com o óleo, até que esteja macia mas não muito dourada. Adicione a abobrinha e doure um pouco mais (não colocar muito de uma vez na frigideira, nem mover, para que não solte água e dificulte que se dourem).
Por outro lado, misture os ovos, sal, pimenta e acrescente a cebola e abobrinha.
Pré aqueça o forno,  coloque a mistura em uma fôrma alta e cozinhe 20 minutos a 200º (mais ou menos. Basicamente, até que esteja cozido...) Retire de forno, polvilhe o queijo ralado e leve para gratinar.
Rende 4 porções.


Corações de pepino e cream cheese




Ingredientes:
- 2 pepinos pequenos
- 6 fatias de pão de fôrma
- 15g de manteiga à temperatura ambiente
- 150g de cream cheese (tipo philadelphia)
- sal

Preparo:
Usando um descascador de batatas, descasque uma tira de cada lado do pepino (considerando que ele tem 4 lados...) e descarte. Em seguida, continue "descascando" cada lado para obter tiras de pepino. Reserve.
Unte cada fatia de pão com manteiga e depois cream cheese. Disponha tiras de pepino sobre cada fatia de pão para cobrir o cream cheese. Corte com um molde (no nosso caso, usamos um molde de coração). Rende aproximadamente 24 unidades (mas obviamente isso depende do molde que vc usar para cortar!!)

Espetos caprese

Ingredientes:
- 24 folhas de manjericão
- 24 tomates cereja
- 24 nós de mozarella (usamos queijo cortado com a colher de fazer bolinhas de fruta)
- Sal e pimenta
- Azeite e aceto balsâmico

Preparo:
Cortar uma "tampa" em um dos lados dos tomates.
Colocar em um espeto uma folha de manjericão, um tomate cereja (com o lado cortado para cima... alguns da foto estão ao contrário! A idéia é que fique parecido a uma flor) e um pedaço de queijo. Sazonar com sal e pimenta. Rende 24 espetinhos!
Colocar potinhos com azeite e aceto para que cada um possa mergulhar seu espetinho.

Receitas do desaniversário

Dizem por aí que "promessa é dívida". Mas como todo mundo deve um pouquinho, também acaba perdoando a dívida dos outros.
No meu caso, aprendi a tentar não prometer tanto, porque sei que depois vou ser torturada pelas coisas que "tenho que fazer" e que nunca faço (para aqueles que forem discordar, aviso: coisas que prometi em momentos de euforia e das quais não lembro estão fora desse âmbito... é como também dizem, "o que não lembro não aconteceu"!haha).
Vamos lá, tirando mais um morto das costas... aí vão as receitas do Chá de desaniversário!!!


Retiramos todas as receitas do livro "The vintage tea party book" , de Angel Adoree. Além das receitas, o livro também possui  modelos de convite, de roupas, fotos de louças maravilhosas e muitas outras informações! Acho que ele foi um dos grandes "responsáveis" pela animação que tivemos para realizar o nosso chá!! A autora é inglesa (e o livro está no idioma original), o que dificultou um pouco as coisas, já que o "mel de lavanda", as "flores de hibisco" e outros tantos ingredientes não são exatamente habituais nos mercados daqui...mas com um pouco de adaptação tudo foi possível!!!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Abismo

Lá se foi quase meio ano. Há tempos não sentia "como o ano passou rápido e eu não fiz nada!"

Sempre, desde criancinha, tive medo de que a vida passasse num piscar de olhos; me aterrorizava imaginar-me aos 50 anos olhando-me no espelho e dizendo: o que é que eu fiz da minha vida? Agora me aterroriza pensar que só faltam 20 pros 50 e que já me olho no espelho dizendo "meu deus, o que estou fazendo da minha vida?"

Deixo as horas correrem, dia após dia, deixo a vida escorrer pelo ralo. Às vezes me animo com o vôo de alguma gaivota, ou com o gosto de algum prato novo; às vezes tento ser feliz pra não decepcionar àqueles que tentam me fazer feliz; às vezes levanto e tomo um banho, depois um vinho, porque percebo que ninguém vai resolver a minha vida por mim; às vezes começo a organizar, planejar, escrever, fazer coisas... mas então vejo novamente o abismo e sinto: prá quê???

 "Tudo isso me faria feliz, absurdos me fariam feliz, pero nada me hará tan feliz como dos margaritas!"

domingo, 22 de janeiro de 2012

Vocação Opus 1, nº 2

Depois que li o "Vocação" (vide post anterior), me peguei pensando a respeito do tanto que já quis ser, o que me tornei e o que ainda quero - inevitável.

Passei a infância e a adolescência certa de que seria médica. O ambiente familiar, o tipo de raciocínio a que fomos acostumados, a literatura (era fã de Robin Cook - famoso médico escritor de romances policiais ambientados em hospitais e tals) e o fascínio que sempre tive por "ciências" como um todo pareciam me levar a isso, indubitavelmente.  No fim, fugi da medicina - depois que descobri que tenho um quê de misantropia que só da certo em seriados americanos, mas me encontrei na biologia.

O mais engraçado é que, ao mesmo tempo, tive uma formação musical. No entanto, levar a música como profissão só me veio aos 17 anos, 2 anos depois de já ter começado a dar aulas de piano.

E é engraçado pensar em como a música e o peso que ela tem para nós duas foi o que nos aproximou! Já parou para pensar nisso?Foi onde tudo começou...

Apesar de todas minhas dificuldades financeiras, fico feliz e orgulhosa de trabalhar com música. Definitivamente, é uma das minhas atividades mais prazerosas! 

Hoje, amo a biologia...mas descobri que amo mais é manejo de bicho mesmo! Ficaria feliz de trabalhar só com aulas de piano, dançar e fazer um voluntário num zôo, por exemplo. Talvez esse seja um bom plano, pro futuro,rs.

Agora, se tem algo que sempre fui apaixonada e quero me dedicar mais esse ano são línguas. Quero voltar a estudá-las, todas as que comecei e parei: árabe, francês, italiano, latim, anglo-saxão, japonês, yourubá, malaio, espanhol. Quero começar alemão e romeno. Quero e pronto. 

Voltar para a dança também me parece cada vez mais fundamental. É algo que preciso oficializar e esse é o ano para isso!

Será que, no final, é tudo vocação? É desejo? É curiosidade? É tédio com o mundo?
Não sei...e, francamente, não me importo. Só sei que ainda temos muito o que fazer.



sábado, 21 de janeiro de 2012

São Tomé

Escutando Creedance comecei a lembrar dessa viagem... Lembra que em cada bar ou loja sempre estava tocando Creedance???
Que linda cidade... que louca (de pedra!)
Lembra da gente se fantasiando pra sair na rua???
Da cachoeira... foi nessa viagem que a gente foi pra uma cachoeira à noite???
Lembro que a agua estava fria, mas estava boa...
Que saudade de tomar um banho de cachoeira!!!!

... mas uma coisa pra lista de "coisas pra fazer em Sao Paulo!"
Acho que só eu e o cara da música "Paloma" que gostamos das pombas nesse mundo! P

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Vocação

Quando criança, dizia que ia ser cientista.
Depois quis ser tudo, menos dentista, porque sempre tive nojo de tocar nos dentes alheios. Aliás, tenho alguma questão com os dentes...perder-los é meu pior pesadelo, os aperto quando estou irritada, ranjo os dentes quando durmo...
Por fim, quis ser medica ou psicóloga, e optei pela segunda.
Passei por "estudante", por "faço um monte de coisas", por "sou psicóloga", "sou artista".
Em 2010 comecei a ser algo que sempre quis e que nunca pensei que poderia ser: cozinheira.

E hoje, percebi que a próxima profissão que quero ter é ser musicista. É um desafio, aquilo que eu acho que não conseguiria, quase como algo impossível, algo como ser astronauta.

Mas daqui há alguns anos....
.... enquanto isso, vamos formando o repertório das nossas modinhas??? Passa umas músicas!